2012-03-04

João Magalhães: o número mágico para o sucesso!

A experiência medida em horas de voo
A que sabe o chocolate? Chocolate: o talento nas organizações + João Magalhães!

O João Magalhães, por enquanto, não é tão mediático como o João Garcia. Mas é igualmente um excelente comunicador, como se pode confirmar pelo seu desempenho no TEDx de Aveiro de 2011: http://www.youtube.com/watch?v=qPUZf5EIYEM.


Sempre que existe a oportunidade de assistir a uma das suas apresentações, em diferentes contextos, aprendo algo. No seminário do chocolate veio falar de talento e de liderança. Um dos temas que abordou foi o talento. Fiquei a processar esse dia, um número mágico. A saber: 10.000!  Sim, 10.000 horas! 10.000 horas de prática apaixonada para se tornar um mestre de qualquer assunto. Isto acarreta boas notícias e más notícias:
As boas primeiro: O talento depende essencialmente do treino, da prática! Assim, e tirando os casos de limitações físicas (começar aos 40 anos a treinar para ser campeão olímpico dos 100m é, provavelmente, um objetivo discutível), podemos dizer o mesmo que Obama disse "Yes, we can"
As más notícias são que o dom com que nascemos, não chega. Podemos ser génios, podemos ter um dom, mas se não o trabalharmos, dificilmente teremos sucesso. Mas se formos apaixonados pelo tema, é aliciante ter que trabalhar 10.000 horas em determinada atividade!
Um estudo realizado nos EUA concluiu que a maioria das pessoas de sucesso, tem o QI semelhante ao resto da população. Para saber mais sobre este número mágico associado ao talento, podemos ler:

Sem comentários: