2011-11-12

Centro Champalimaud para o Desconhecido ii)


A Fundação Champalimaud e o seu Centro para o Desconhecido (CCD) já mereceram aqui destaque, (Centro Champalimaud para o Desconhecido) pois o conceito é, por si só, inovador. Tem ainda uma característica associada a organizações inovadoras: acrescenta valor. Neste caso, o maior valor percebido de imediato é para a sociedade. Estou convencido que um estudo mais aprofundamento sobre a organização, nos levasse a benefícios para outras partes interessadas no CCD.

Mas vendo alguns benefícios imediatos para a sociedade, e que foram recentemente noticiados, temos:

Parece-me importante ter este tipo de organizações em Portugal. Aumenta o nosso conhecimento e a sensibilidade para a importância do conhecimento e da sua procura num país que já vai tendo alguns bons exemplos em diferentes áreas. Não nos devemos esquecer que o mundo beneficiou com o conhecimento existente no nosso país, nomeadamente com o conhecimento naval tecnologicamente avançado, para a época em questão, e também na área da medicina, nomeadamente na medicina tropical. 

Que este CCD seja um foco de benefícios para a sociedade.
Bem haja, Centro Champalimaud para o Desconhecido. 

2 comentários:

Pedro Paiva disse...

Recebi este comentário de alguem que percebe mais do que eu deste assunto e acho relevante partilhar.

"Olá Pedro, bom dia!
Só te queria dizer que tb acho que é da maior importância Portugal ter Centros como este (Champalimaud) que apostam na investigação e na nova tecnologia mas por outro lado são lamentaveis noticias como estas pq é pura propaganda enganosa. Não se pode dizer, generalizando-se, que se pode tratar o cancro numa única fracção de radioterapia pq isso depende da patologia e de mts outros factores. Infelizmente para as pessoas leigas na matéria e principalmente para os doentes isto é uma óptima noticia mas que infelizmente não é mt verdadeira. Para mim é criar falsas espectativas aos doentes.
Bjs e boa semana."

Pedro Paiva disse...

Quanto a mim, digo apenas o que penso (ou desejo):

"Olá X
obrigado pelo esclarecimento. Quanto a mim, sou um leigo na matéria e estas notícias deixam-me animado! Pode ser que sejam passos positivos para uma situação deste género. Espero é que todas as forças cientificas e com competências para tal, sejam públicas ou privadas, contribuam para a resolução de um problema muito complexo e angustiante.

Bjs para todos"