2011-10-07

a invenção da batata frita

A batata frita é hoje um acompanhamento importante de muitos pratos, como por exemplo numa das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal!. Tal como no leitão, há muitos pratos que evoluíram para o acompanhamento de batatas fritas. É possível que neste ponto muitos façam um parêntesis para dizer regrediram. Independentemente de discussões de saúde ou culinárias, que considero importantes, o facto é que a batata frita está presente na alimentação de muitos de nós. Poderia dizer ainda e nas preferências das crianças, mas seria redutor, pois também está nas preferências de muitos adultos.
Interessante será saber como e onde foram inventadas as batatas fritas. Há várias teorias, e segundo a Wikipwdia, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Batata_frita, a origem das batatas fritas terá sido na Bélgica, na França ou em Espanha.
Encontrei, no entanto, o relato da invenção da batata frita, como tendo sido num restaurante dos EUA?. E tem uma história encantadora por trás, pelo que poderá vir a ser conhecido correntemente como o local e a situação que levou à invenção da batata frita:
Segundo reza a história, George Crum era o chefe de cozinha de um elegante e luxuoso restaurante, o Moon Lake Lodge. Um cliente pediu batatas fritas, mas não gostou. Reclamou. Mandou-as para trás, alegando que estavam demasiado grossas e elásticas. Queria batatas mais finas e estaladiças. Mandou-as de novo para trás. Crum ficou irritado e quis dar uma lição ao cliente "mal-humorado". Crum cortou batatas o mais fino que conseguiu, fritou-as até ficarem castanhas e estaladiças e deitou-lhes sal por cima. SUCESSO! O cliente ficou encantado, pediu mais e espalhou a notícia. As batatas fritas ultra-finas tornaram-se a especialidade daquele restaurante. E evoluíram até ao que hoje conhecemos!

6 comentários:

MSL disse...

Boa lição :)

Pedro Paiva disse...

Olá MSL!
Um caso do acaso!
Mas a maioria das invenções, tem uma grande dose de trabalho por trás!
Bjs

Ana Lucia Nicolau - Advogada disse...

poxa, bem interessante...adorei seu texto que achei muito bem escrito...abs

Unknown disse...

Pedro, foi na Bélgica de certeza! Se não leste ainda, dá uma vista de olhos em "Asterix e os Belgas"! rsrs

Excelente o teu texto.

Beijos!

Pedro Paiva disse...

Ana Lúcia,

Muito obrigado pela sua simpatia! Espero que volte mais vezes!

Bjs

Pedro Paiva disse...

Luísa,

eheheh! Eu sabia que devia ter lido mais vezes os livros do Astérix! Uma pessoa chega a adulto e esquece-se dessas referências bibliográficas, cheias de saber!
Bjs e obrigado